Onde Surgiu o Yoga?




Essa é uma pergunta difícil de responder, tão difícil como explicar qual a origem da humanidade. Uma vez que diante desta pergunta temos os seguintes obstáculos:

A tradição do Yoga foi transmitida inicialmente de maneira oral; Textos importantes foram perdidos; E mesmo popularmente o Yoga esteja ligada e associada a História da Índia, temos resquícios de práticas bastante similares a ela, como é o caso da Yoga Kemética já praticada no Antigo Egito , há mais de 3 mil anos a.C.


Por isso que se torna tão difícil apontar um berço para o Yoga. Não há como garantir que o Yoga na Índia seja o berço inaugural do Yoga, como também civilizações também não o tenham desenvolvido sistemas similares.


Entretanto é comumente mais compartilhado que o "marco inaugural do Yoga" sejam os vestígios mais antigo sobre Yoga até então tem sido achado nos primeiros sítios arqueológicos do subcontinente indiano, na civilização do Vale do Indo, no noroeste da Índia, hoje atual Paquistão, por volta de 3300 aC. Lá foi encontrado nas ruínas do Vale do Indo o chamado Selo de Pashupata, que se trata da representação mais antiga de uma técnica Yogi conhecida pela humanidade. O selo representa uma figura sentada em postura de meditação, com três faces, geralmente essa figura é associada ao deus hindu Shiva.


Porém fechar o caso sobre onde surgiu o Yoga está longe de ser algo simples, uma vez que se trata de um arquétipo, e este é intrínseco a toda humanidade.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo