Modalidades de Yoga

Atualizado: 30 de nov. de 2021

O Yoga é diverso. E a diversidade de estilos de Yoga só corrobora para que esta prática permaneça viva e se adapte aos mais diferenciados contextos, tempo e lugar. O Yoga só existe porque existem pessoas que o praticam, por isso está sempre em movimento de (re)criação. Desta forma, é importante o respeito por todas as modalidades, não há uma modalidade que seja melhor que as demais, o que ocorre é que alguma pode ser mais adequada a busca pessoal de cada pessoa em um determinado momento, podendo mudar ou não, por isso é importante sempre todos sintam-se a vontade de experimentar diferentes tipos de Yoga, diferentes professores, níveis de práticas e realizar suas escolhas e quando achar necessário mudar sempre de acordo com o que conversa melhor para si naquele momento.


O Yoga se adapta aos mais diferenciados contextos, tempo e lugar.

Para começar falar sobre as modalidade de Yoga na modernidade penso que é interessante começar mencionando Krishnamacharya uma vez que raros são os estilos de yoga que hoje não tiveram a sua influência na modernidade. , brâmane nascido há mais de 100 anos , no sul da Índia. Krishnamacharya, deu bastante ênfase a prática de ásana, refinou as posturas, conferiu aspectos terapêuticos a elas, combinou ásana e pránáyáma, dando um carácter mais moderno ao Hatha Yoga. Quatro de seus alunos foram personagens importantes propagação do Yoga no ocidente : Indra Devi, Patabhi Jois, B.K.S Iyengar e T.K.V. Desikachar.


Abaixo mais alguns estilos mais conhecidos:

Ashtanga Vinyasa Yoga


Disseminada no Ocidente por Patabhi Jois . Esta modalidade é estruturada com 6 séries de ásanas, onde o praticante percorre as séries a medida que realiza e assimila a série anterior, os instrutores geralmente guiam as práticas de forma coletiva e ao mesmo tempo também individualizadas, uma vez que na mesma aula cada praticante pode executar uma série diferente a depender do seu estágio na prática.


Vinyasa Yoga

Modalidade derivada do Ashtanga Vinyasa Yoga, com a diferença que não há a estrutura das séries pré-estabelecidas e cada instrutor tem mais abertura na elaboração das práticas.


Power Yoga

Também derivado do Ashtanga Vinyasa Yoga, é uma modalidade como o Vinyasa Yoga sem a estrutura das seis séries estabelecidas, porém em um ritmo de execução mais rápido que os estilos acima citados.


Yogaterapia


Criada por Joseph Le Page que combinou Yoga com Ayurveda, cromoterapia e reiki, transformou o objetivo desta modalidade de Yoga para Terapia e Cura ( física, emocional, mental e espiritual).


Iyengar Yoga


Modalidade desenvolvida por B.K.S Iyengar que inclui bastante atenção ao alinhamento corporal, como também uso de adereços como cadeiras, paredes, blocos, faixas e almofadas para que as posturas também sejam adaptadas aos praticantes independente da condição física, tempo de prática ou idade.


Yoga Restaurativo


Desenvolvida a partir do ensinamentos de Iyengar, o Yoga Restaurativo tem como intuito o relaxamento profundo e a redução da ansiedade e estresse. Poucas posturas são executadas, e há maior estado de permanência nelas , utilizando acessórios como: mantas, bolsters, blocos e fitas. Os acessórios utilizados aprimoram e aprofundam o estado de relaxamento proporcionando apoio e segurança ao corpo estimulando o sistema nervoso parassimpático.



Swásthya Yoga


Codificada pelo Mestre DeRose com o objetivo de recriar o Yôga Antigo, a prática ortodoxa é dividida em oito parte , chamada de Asthánga Shádhana : Mudrá, Pújá, Mantra, Pránáyáma, Kriyá, Ásana, Yôganidrá e Sámyama. Segundo DeRose, o termo SwáSthya em sánscrito significa autossuficiência, saúde, bem estar, conforto, satisfação. É uma prática muito bem aceita e assimilada por um público jovem.



Yin Yoga


O Yin Yoga possui o intuito de conduzir ao praticante a ir mais fundo nos tecidos musculares superficiais e atingir as articulações, ligamentos e ossos por meio de alongamentos mais passivos. Possui um ritmo lento, por isso é também chamada de Yoga Lenta, e muitas vezes confundido com o Yoga Restaurativo, porém possui propostas diferentes. O Yin Yoga possui uma abordagem somática, a prática é realizada com poucos movimentos de 18 a 24 posturas no chão que ajudam a fortalecer o assoalho pélvico, liberar os quadris, tensão das costas como também estimular os canais de energia sutis do corpo de acordo com cada estação do ano.


As modalidades de Yoga são muitas, podendo facilmente passar de mais de três dígitos, esta postagem é apenas uma ambientação. Ainda podemos citar Yoga com a modalidade de Funcionais, como: Yoga para Gestantes, Yoga para 3ª Idade. Yoga híbridos com outras modalidades, como: Yoga com Pilates, Sup Yoga, Acro Yoga e Aero Yoga .


Particularmente gosto de pensar e realmente acredito que há diferentes tipos de Yoga tanto quanto a quantidade de praticantes. Somos todos diferentes, mesmo dentro de uma mesma modalidade sempre vamos conferir a nossa personalidade, intenções, nossas condições e particularidades. Para cada praticante há um Yoga diferente, como também em cada fase da nossa vida a nossa prática muda. Como as nuances de uma interpretação de uma composição musical que mesmo diferente guarda em sim a mesma nota.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo