Chai, a bebida milenar indiana.

Atualizado: 30 de nov. de 2021



Há controvérsias sobre a origem do chai . Não se sabe ao certo onde ele foi originado, porém o seu aroma e sabor auspicioso é bastante popular na Índia. Como base o chai é comumente composto por chá preto, leite e algumas especiarias. Eu acredito que esta bebida dispensa qualquer apresentação, ele me cativa mesmo se não tivesse nenhum benefício, mas além de tudo ele estimula o metabolismo, reduz o inchaço, aumenta a vitalidade e é antioxidante.


Existem mais de 3 mil formas de fazê-lo, após algumas experimentações eu acho bem interessante que cada pessoa desenvolva da forma que mais o agrade e com as especiarias que tiver a disposição e goste do sabor. A receita abaixo é de uma pessoa que gosto muito chamada Mary Barreto, como sempre é cheia de receitas ótimas, e sem dúvida o melhor chai que já experimentei :D




Receita do Chai 


Ingredientes:


Chá preto a gosto

Leite (pode ser vegetal, caso tenha preferência)

Canela em pau a gosto

2 Cravos, se a quantidade for para 1L

Anis Estrelado a gosto

Gengibre a gosto

Cardamomo (sementes trituradas a gosto)

Cúrcuma a gosto

Pimenta preta em grão a gosto


Modo de Fazer:


Pegue os seguintes ingredientes : canela, cravo, anis estrelado, cardamomo, gengibre, pimenta preta, cúrcuma ponha todos esses ingredientes para ferver em torno de 20 minutos. Acrescente o chá preto e desligue e deixe descansar por cerca de meia hora, os ingredientes são na medida a gosto porém é importante que esta mistura seja bastante concentrada. O próximo passo é acrescentar o leite, você pode guardar a mistura anterior e acrescentar leite apenas na poção que você for consumir, acrescente o leite (da sua preferência podendo ser inclusive o vegetal) e deixe cozinhar por pelo menos 20 minutos em fogo brando e mexendo sempre que necessário. Após esta fase coe todos os ingredientes e sirva. Adoçando a gosto ou não e com o que preferir.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo