Segurança na Prática de Yoga

Atualizado: 30 de ago. de 2021

Abaixo listei com muito carinho conselhos importantes para se realizar a prática de Yoga com bastante segurança e todo cuidado que o nosso corpo merece.


" Não Forçar Demais , Não Pratique com desconforto"


Como primeiríssimo critério Atente sempre sobre se você está forçando seu corpo, principalmente as articulações, como também se a respiração está irregular e/ou dando impulsos para posturas com elevações. Cheque sempre se a sua respiração está tranquila , e se você permaneceria com conforto por mais alguns minutos. Procure também evitar quedas, aumente sua permanência nas fases mais confortáveis dos ásanas. Com o aumento da sua consciência corporal e alongamento e fortalecimento gradativo do seu corpo, você se beneficiará por meio de um processo muito mais suave e gentil consigo mesmo. Aprenda a gostar de estar em ásana. Desfrutá-lo não tem a mínima relação com seus critérios estabelecidos de "maior avanço", avanço é saber aproveitar bem a sua prática e se sentir bem ao realizá-la.


"Atenção a Execução das técnicas"




Converse com seus professores sobre o seu estado de saúde, dores e desconfortos no corpo, atualize sua ficha médica para práticar Yoga com os médicos que te acompanham sempre que necessário para manter seus professores a par de todo tipo de restrição que podem ocorrer.

Quanto as execuções dentro da prática lembre-se sempre em não realizar as retroflexões da coluna com os pulmões cheios de ar, como também não se levantar rapidamente após respiratórios de hiperoxigenação como o bhástrika e kapalabhati. A finalidade para com esse critério é evitar mal estar, tontura , principalmente quando se é iniciante. Fiquem ligados as correções dos professores e aos poucos aprenda a desenvolver um olhar geométrico para cada ásana.


"Cuidado com objetos ao redor de si e utilizados na prática"


Evite realizar a prática perto de espelhos, móveis, colunas, como também busque também praticar num chão macio. Quando utilizar assessório (principalmente faixas) busque não exagerar na intensidade e respeite sempre os limites dos seu corpo e também dos seus colegas quando forem realizar práticas em dupla.


"Cuidado com imagens na rede social "


Fotos em redes sociais são legais, desde que a gente se atente sobre se elas não estão causando algo que chamo de funilização da nossa prática pessoal, que quer dizer que é quando se cria um desejo muito forte de realizar uma postura tal como se viu numa imagem, sendo que o tempo, história, fatores genéticos de cada um é diferente, por conta disso também se deixa de vivenciar um diâmetro maior das técnicas do yoga e passa a diminuir esse cerco e a prática torna-se uma saga em "conquistar ásana". Não há problema algum em isso ser realizado com orientação, para que se evite lesões por tentá-las reproduzir de qualquer jeito, mas há tanto para conhecer e aproveitar que o meu gentil conselho é que você não afunile sua prática e experimente praticar despretensiosamente e deixar que o seu corpo conduza aos caminhos possíveis, após essa experimentação por algum tempo faça a sua escolha.


" Mais algumas palavras..."


O Yoga é uma prática rica, mutável ao longo do tempo e adaptável aos mais variados e distintos objetivos. Encontre sempre caminhos que mais conversam consigo que ajudem a tornar seu corpo mais consciente e escutar e conhecer os processos da sua mente. Se durante este percurso nosso corpo se tornar mais forte e flexível isso será muito bom, desde que também rompa os espaços que simbolicamente nos prendem e expanda mais nossos corações, e nos ajude a conhecer e ter amor a tudo de si. Esse é um processo a longínquo prazo com idas, vindas, rodopios e todos os movimentos possíveis e inimagináveis, que nunca se finda, e nem se fecha em totalidade, mas penso ser algo que vale a pena, e se você também pensa que é válido, de alguma maneira estamos juntos.





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo